AROMATERAPIA: UM IMPORTANTE AUXILIAR NO TRATAMENTO DO CÂNCER

aromaterapia-capa

Pesquisas científicas realizadas em diversos países têm demonstrado resultados muito positivos na qualidade de vida dos pacientes com câncer; resultados estes, que chamaram a atenção do Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos, que divulgou em seu site http://www.cancer.gov/, alguns dos benefícios da Aromaterapia.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos EUA (NCI), alguns óleos essenciais possuem ação antiviral, antibacteriana e antifúngica, o que pode auxiliar no aumento da imunidade de pacientes que receberam quimioterapia.

Alguns pesquisadores no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Khon Kaen, Khon Kaen, na Tailândia em sua pesquisa Effectiveness of aromatherapy Thai massage with light to improve cellular immunity in patients with colorectal cancer chemotherapy comprovaram o aumento na quantidade de linfócitos após o tratamento com a aromaterapia de 11%, além de reduzir sintomas da quimioterapia como a fadiga, estresse e dor.

Outra pesquisa que demonstrou efeito positivo em pacientes com câncer é Effectiveness of aroma massage on advanced cancer patients with constipation: a pilot study. Nesta pesquisa eles comprovaram o benefício dos óleos essenciais no combate à prisão de ventre em pacientes com câncer avançado.

Mas, os benefícios da aromaterapia não param por ai. Demais pesquisas vêm demonstrando que os óleos essenciais podem auxiliar a equilibrar a mente e emoções, reduzir o estresse, ansiedade, distúrbio do sono, combater enjoos,  equilibrar a frequência respiratória, harmonizar a pressão arterial e a pulsação cardíaca, redução da dor, entre outros.

Segundo o NCI, a aromaterapia não é utilizada como tratamento único para o câncer e sim como complementar para auxiliar nos sintomas e efeitos colaterais do tratamento do câncer. Vale ressaltar que cada óleo essencial tem uma composição química diferente e que afeta o ser humano de diferentes formas, e isso ocorre devido à forma que você utiliza (aromatizador pessoal, ambiental, banhos, compressas e massagens).

Ainda segundo o NCI, o óleo essencial quando inalado é captado pelos  receptores do nariz que levam as informações através de mensagens químicas para o cérebro, especificamente na região chamada de sistema límbico, que afeta o humor e as emoções, sendo capaz de reduzir a ansiedade, diminuir a depressão, promover qualidade do sono, entre outros. Já quando o óleo essencial é aplicado na pele, ele possui ação antibacteriana, antiviral, estimula o sistema imunológico, etc.

Além disso, os óleos essenciais são cientificamente comprovados como funcionais até mesmo para reduzir e matar células cancerígenas, através de mecanismos antitumorais como propriedades antioxidantes, antimutagênicas, antiproliferativa e estimulante da imunidade.

A aromaterapia pode ser considerada um importante auxiliar no controle e no tratamento do câncer. Apesar de haverem estudos científicos que comprovam que os óleos essenciais têm atividades antitumorais, ainda existe a necessidade de muitas pesquisas até que esse tratamento “substitua” a quimioterapia.

Acompanhe as páginas do flordelotusaroma no facebook e no @flordelotusaroma instagram. Lá você poderá saber mais sobre o que é aromaterapia, óleos essenciais e como alguns desses óleos podem auxiliar no controle da doença e no controle de sintomas dos tratamentos para o câncer.

Curta e compartilhe!

Renata Mattos
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (Unesp) desde 2006. Voluntária em projetos sociais de apoio ao paciente com câncer. Enfermeira-chefe do Instituto de Oncologia de Mogi das Cruzes-SP de 2009 a 2019. Atuou como docente de Enfermagem na Universidade de Mogi das Cruzes e hoje dedica-se a projetos pessoais no auxílio ao paciente com câncer e seus familiares com o auxílio de terapias holísticas e integrativas como aromaterapia e ayurveda.
Ir para o topo