A PELE E LESÕES PRÉ CANCEROSAS

pele8

A pele tem três grandes camadas: epiderme, derme e hipoderme (camada subcutânea-gordura). Tem função de proteção contra o calor, a luz, traumas, além de ajudar no controle da temperatura, e é responsável pela síntese de vitamina D.

A epiderme é a camada mais superficial, onde se encontram células que sintetizam a melanina – pigmento que dá cor a pele, quando estimuladas pela luz solar.

Na derme encontram-se as glândulas sudoríparas, que ajudam no controle da temperatura, bem como as glândulas sebáceas, que produzem a secreção responsável pela hidratação da pele.

A hipoderme é a camada mais profunda da pele. É composta pelo tecido conjuntivo, que envolve células gordurosas e forma lobos de gordura. O tecido subcutâneo conserva o calor do corpo e tem um efeito de absorção de choque que fornece proteção contra traumas físicos.

PELE

Existem alguns tipos de tumores benignos que se desenvolvem a partir de outros tipos de células da pele que incluem:

  • A maioria dos tipos de pintas.
  • Queratoses seborreicas – Pontos salientes marrons ou pretos com superfície áspera.
  • Hemangiomas – Crescimentos benignos dos vasos sanguíneos muitas vezes chamados de manchas de cereja, morango ou vinho do porto.
  • Lipomas – Tumores benignos das células adiposas (gordura).
  • Verrugas – Crescimentos de superfície áspera, causados por vírus.

Há também as lesões pré-cancerosas que podem evoluir para câncer de pele ou podem já ser um câncer de pele em estágio inicial, como por exemplo as queratoses actínicas – pequenos pontos irregulares, nas cores rosa, vermelho ou bege, na face, orelhas, dorso das mãos e braços das pessoas com pele clara; e o carcinoma espinocelular in situ – manchas rosadas na pele coberta por crostas com lesões bem definidas e bordas irregulares, e estão em local restrito.

Conheça mais sobre a pele e lesões pré cancerosas que podem evoluir para câncer de pele ou podem já ser um câncer de pele em estágio inicial.

Abaixo seguem algumas lesões para diferenciação da pele normal e de lesões suspeitas.

pele3

Nos próximos post´s apresentaremos os tipos de câncer de pele e suas particularidades. Fique de olho e simplifique!

Renata Mattos
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (Unesp) desde 2006. Voluntária em projetos sociais de apoio ao paciente com câncer. Enfermeira-chefe do Instituto de Oncologia de Mogi das Cruzes-SP de 2009 a 2019. Atuou como docente de Enfermagem na Universidade de Mogi das Cruzes e hoje dedica-se a projetos pessoais no auxílio ao paciente com câncer e seus familiares com o auxílio de terapias holísticas e integrativas como aromaterapia e ayurveda.
Ir para o topo