O que é epidemiologia

A epidemiologia nada mais é do que dados estimados da ocorrência da doença que pode ser medida numa região, no país, no mundo.

Com a mudança do perfil da população, deixando de ser predominantemente jovem e passando a um crescimento da população adulta e idosa, o quadro de doenças também se altera, havendo um aumento da frequência de doenças crônico-degenerativas, na qual o câncer se enquadra. Isso gera graves repercussões nos sistemas públicos de saúde.

A associação entre essa mudança do perfil da população, a qual passou a sofrer um processo de envelhecimento, o desenvolvimento tecnológico, da medicina, o processo de industrialização, que resulta em transformações ambientais e comportamentais resulta em um número cada vez maior de pessoas expostas a riscos de adoecerem de câncer e o que é pior sem a necessária readequação do sistema público de saúde, o que provoca graves consequências devido ao crescente impacto causado pelo aumento do número de novos casos da doença e das mortes causadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>