EXAMES PREVENTIVOS PARA DETECÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Dentre os exames preventivos para detecção do câncer de colo de útero está a citologia oncótica, mais conhecida como Papanicolau que é um exame rotineiro de prevenção, porém não é considerado um exame diagnóstico. Um resultado anormal significa que outros exames deverão ser realizados para detectar a presença de um câncer ou uma lesão pré-cancerosa. Esses exames incluem a colposcopia e a raspagem endocervical.

PAPANICOLAU OU CITOLOGIA ONCÓTICA

O Papanicolau ou citologia oncótica é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e indicar um possível diagnóstico da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. Além de lugares credenciados pelos planos de saúde.

É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite reduzir a mortalidade por câncer do colo de útero.

O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

Para garantir um resultado correto, a mulher deve:

  • Evitar ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame;
  • Evitar também o uso de ducha íntima, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48horas anteriores à realização do exame.

É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também pode se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Como é feito o exame

Para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como ‘bico de pato”, devido ao seu formato);

O médico faz a inspeção visual do interior e do colo do útero;

A seguir, o profissional promove a escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha.

As células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.

 passo a passo papanicolau

Esquema representativo de coleta cérvico-vaginal

(A) Posicionamento do braço alongado da espátula de Ayre no orifício externo do colo e rotação de 360°.

(B) Introdução da escova no canal endocervical e rotação de 360°.

(C) Raspagem do fundo de saco com a extremidade arredondada da espátula de Ayre.

(D) Raspagem do terço superior da parede lateral da vagina com a extremidade arredondada da espátula de Ayre.

papanicolau

Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. O exame deve ser feito anualmente.

O que fazer após o exame?

A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber as instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

Resultado

Se o seu exame acusou:

Negativo para câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo daqui um ano.

Alteração (NIC I): repita o exame daqui a seis meses.

Outras alterações (NIC II e NIC III): o médico decidirá a melhor conduta. Você vai precisar fazer outros exames, como colposcopia.

Infecção pelo HPV: você deverá repetir o exame daqui a seis meses.

Amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu pra fazer o exame. Você deve repetir o exame logo que for possível.

Quando o resultado do Papanicolau apresenta células escamosas atípicas, os médicos levam em conta a idade da paciente, os resultados anteriores de Papanicolau, possíveis fatores de risco para câncer de colo de útero, e outros resultados atípicos. Se a mulher que apresenta estes resultados tiver até 20 anos de idade, passam a ser acompanhadas sem tratamento, mas a partir dos 21 anos, já é recomendada a colposcopia e exames de Papanicolau seriados.

Independente desses resultados, você pode ter alguma outra infecção que será tratada. Siga o tratamento corretamente. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde.

Nos próximos post´s falaremos dos demais exames preventivos para a detecção do câncer de colo de útero.

Fique esperta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>