DETECÇÃO PRECOCE EM CÂNCER

cancer1

 

O que é detecção precoce ou “screening” em câncer?

A detecção precoce em câncer significa fazer o diagnóstico do câncer no seu estágio pré-sintomático, ou seja, antes que a pessoa manifeste algum sintoma relacionado com a doença ou apresente alguma alteração ao exame físico realizado por um profissional da área da saúde.

O câncer, como outras doenças, tem uma história natural que se caracteriza por um espectro que tem, no seu início algumas células malignas – que por razões ainda não esclarecidas não são destruídas pelo sistema de proteção natural do organismo – e vai até o estágio em que a doença é clinicamente diagnosticável através de seus sinais e sintomas.

historiadadoença

Características da detecção precoce

Os exames e testes laboratoriais e de imagem , utilizados na detecção precoce de um determinado tipo de câncer, não fazem o diagnóstico desse câncer, mas sim selecionam as pessoas com suspeita de ter esse tipo de câncer, para que testes mais específicos sejam realizados e seja confirmada ou afastada tal suspeita. Geralmente, o teste confirmatório é uma biópsia ou exame de um determinado tecido do corpo (anatomopatológico).

Para que um teste seja considerado de “screening”, ou seja, para que seja considerado adequado para ser realizado numa pessoa que não apresente sinais e sintomas da doença, ele deve:

  • Ter a capacidade de diagnosticar o câncer, antes que a pessoa desenvolva sintomas.
  • Oferecer pouco risco ou desconforto para a pessoa.
  • Ter um custo acessível.

Por outro lado, para desenvolver métodos de detecção precoce em relação a um determinado tipo de câncer, é necessário:

  • Haver evidências científicas suficientes de que, se esse câncer for diagnosticado precocemente haverá um tratamento médico disponível que melhore a evolução da doença.
  • Que esse tratamento não seja pior que a própria doença.

Isto quer dizer que não adianta o teste ser bom, pouco desconfortável e barato mas não ter um tratamento disponível para mudar a história natural da doença. Também não adianta ter tratamentos que possam ser instituídos na fase pré-clínica da doença, se não existem testes que diagnostiquem esse câncer nesta fase pré-clínica.

Além de ter a capacidade de diagnosticar um câncer precocemente e esse câncer ter tratamentos disponíveis para se alterar a sua história natural, a detecção precoce deve ser realizada só naqueles cânceres que, se diagnosticados precocemente e instituído tratamento efetivo precocemente, podem modificar o custo afetivo, pessoal e financeiro relacionado ao diagnóstico e ao tratamento e/ou diminuir a mortalidade relacionada com esse tipo de câncer. Ou seja, não adianta fazer diagnóstico precoce e tratar o câncer na sua fase pré-clínica , se isto não vai alterar a mortalidade e/ou o sofrimento da pessoa. Porque nesse caso, o que está sendo feito é simplesmente tornar uma pessoa saudável e assintomática em uma pessoa doente com todos os custos pessoais e financeiros relacionados ao diagnóstico e ao tratamento de uma doença como essa.

Muitos tipos de cânceres e vários testes diagnósticos têm essas características:

  • Diagnosticar o câncer antes de desenvolver sinais e sintomas.
  • Ter um tratamento efetivo contra este tipo de câncer.

Que tipo de testes são feitos para detectar precocemente um câncer?

A forma mais fácil de fazer esse teste é através da observação visual de lesões suspeitas, seguida da palpação. São procedimentos fáceis, de baixo custo e com um mínimo de desconforto.

A inspeção (ou exame visual) de alterações de textura e coloração da pele, mucosa oral, retina e colo uterino é um exemplo de como se pode buscar alterações sugestivas de uma lesão pré-maligna.

A palpação também é particularmente útil, fácil de se fazer e barata para detectar precocemente nódulos de mama, próstata aumentada ou linfonodos alterados.

Outros tipos de testes são feitos para se detectar precocemente. São testes de imagem como raio-X, ecografias ou testes laboratoriais, como testes de sangue e urina.

Que tipos de cânceres podem ser diagnosticados precocemente?

Exemplos de cânceres nos quais é possível ser realizada a detecção precoce e serem tratados efetivamente:

  • Câncer de mama
  • Câncer de colo uterino
  • Câncer de cólon

A prevenção e a detecção precoce estão entre as ações integradas  previstas na política nacional de controle do câncer.

O papel da prevenção do câncer nos níveis primário (promoção da saúde) e secundário (detecção do surgimento da doença nos estágios iniciais) é fundamental para que os índices de incidência e mortalidade por câncer no Brasil possam ser reduzidos.

É função da Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev), atuar nessas frentes, prestando assessoria técnica e desenvolvendo eventos e programas, com ações educativas e informativas destinadas à população brasileira.

Existem ações, campanhas e programas em âmbito nacional organizadas por instituições públicas e privadas que visam a prevenção e o controle do câncer. Essas ações visam orientar, reduzir a exposição a fatores de risco, diminuir a incidência e mortalidade pela doença, melhorar a qualidade de vida e o principal, detectar precocemente as neoplasias malignas mais comuns, tais como câncer de boca, próstata, pele, cólon, reto, mama e colo de útero.

Fique atento! Simplifique!

Renata Mattos
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (Unesp) desde 2006. Voluntária em projetos sociais de apoio ao paciente com câncer. Enfermeira-chefe do Instituto de Oncologia de Mogi das Cruzes-SP de 2009 a 2019. Atuou como docente de Enfermagem na Universidade de Mogi das Cruzes e hoje dedica-se a projetos pessoais no auxílio ao paciente com câncer e seus familiares com o auxílio de terapias holísticas e integrativas como aromaterapia e ayurveda.
Ir para o topo