CÂNCER DE PULMÃO

CÂNCER DE PULMÃO

TIPOS DE CÂNCER DE PULMÃO

O câncer de pulmão se divide em dois tipos principais:

  • Entre 80 a 85% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de não pequenas células.
  • Entre 10 a 15% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de pequenas células.

Estes dois tipos de câncer de pulmão têm características próprias de crescimento e de disseminação, assim como de tratamento. Aqui vamos falar apenas do tipo mais comum.

O câncer de pulmão de não pequenas células está dividido em três subtipos, dependendo da célula da qual se originou:

Adenocarcinoma: responsáveis por cerca de 40% dos cânceres de pulmão. Revestem os alvéolos e produzem substâncias como muco. Este tipo ocorre principalmente em fumantes e ex-fumantes. Ocorre em pessoas mais jovens e é normalmente encontrado nas áreas externas do pulmão. Ele tende a crescer mais lentamente do que os outros tipos, e é mais provável de ser diagnosticado antes de se disseminar.

Carcinoma de Células Escamosas (Epidermoide): responsáveis por 25 a 30% dos cânceres de pulmão. Esses tumores começam nessas células, que se caracterizam por serem planas,  e revestem o interior das vias aéreas. Esse tipo de câncer de pulmão está relacionado com o tabagismo e tende a ser encontrado na região central dos pulmões, perto de um brônquio.
Carcinoma de Grandes Células: Este tipo de tumor é responsável por 10 a 15% dos cânceres de pulmão. Ele pode aparecer em qualquer parte do pulmão e tende a crescer e se disseminar rapidamente, o que pode tornar o tratamento mais difícil. Um subtipo do carcinoma de grandes células, conhecido como carcinoma neuroendócrino de grandes células, é um tumor de crescimento rápido, muito semelhante ao câncer de pulmão de pequenas células.

ESTIMATIVAS

As estimativas do Instituto Nacional de Câncer, para 2017, são de cerca de 28.220 novos casos de câncer de pulmão (17.330 em homens e 10.890 em mulheres) no Brasil.

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres.

INCIDÊNCIA

  • Ocorre principalmente em pessoas mais velhas, geralmente a partir dos 65 anos, e menos de 2% dos casos são diagnosticados em pessoas com menos de 45 anos.
  • Em geral, a chance de um homem desenvolver câncer de pulmão em sua vida é de cerca de 1 em 14, enquanto para uma mulher, esse risco é de cerca de 1 em 17.
  • Os homens da raça negra tem 20% mais chances de desenvolver câncer de pulmão do que os brancos.
  • Já a incidência do câncer de pulmão é 10% mais baixa em mulheres negras do que em brancas.
  • As mulheres de ambas as raças têm taxas mais baixas do que os homens, mas essa diferença está diminuindo.
  • A incidência do câncer de pulmão vem caindo entre os homens ao longo das últimas duas décadas e recentemente começou a cair também entre as mulheres.

As estatísticas sobre a sobrevida em pacientes com câncer de pulmão variam com o estadiamento da doença no momento do diagnóstico.
Apesar do prognóstico do câncer de pulmão não ser otimista, alguns pacientes com a doença em estágio inicial são curados.

Saiba mais sobre o câncer de pulmão nos próximos post´s.

Simplifique! Ajude a semear mais informações. Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>