CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

A ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica) popularizou o uso de fitinhas com cores designadas para cada tipo de tumor com o intuito de representar a luta contra os diversos tipos de câncer.

Os laços representam a luta contra diferentes tipos de doença, entre elas o câncer. Eles são uma forma de chamar atenção da população para as medidas de prevenção e combate desses males. Para cada mês do ano, por exemplo, um tipo de tumor é lembrado.

O laço do mês de JANEIRO é o verde piscina, o qual representa a campanha contra o câncer de colo de útero.

Também chamado de câncer cervical, o câncer de colo de útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau ou citologia oncótica), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas de tumores de pele não melanoma e do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.

Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.

O Simplifique orienta a todas as mulheres que realizem o exame preventivo (Papanicolau) anualmente. Evitem o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais e o tabagismo, pois esses hábitos também reduzem as chances de desenvolver a doença.

Os sinais do câncer de colo de útero não são tão evidentes, mas existem maneiras de se prevenir observando alguns sinais. Procure imediatamente seu ginecologista caso perceba algum desses sintomas abaixo:

  • Corrimento incomum
  • Verrugas
  • Dor ou sangramento
  • Anemia
  • Problemas urinários
  • Dor contínua nas pernas, quadris ou costas
  • Perda de peso

Importante: Vale ressaltar que os mesmo sintomas podem significar outras coisas que não necessariamente o câncer de colo de útero. Só o médico pode dar o diagnóstico.

Abaixo pode-se observar como é o desenvolvimento do câncer de colo de útero.

cancer-de-colo-de-utero-2

Durante o mês de JANEIRO o Simplifique falará mais sobre o câncer de colo de útero. Fique atenta!

Cuide da sua saúde! Previna-se contra o câncer de colo de útero!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>