ACUPUNTURA PARA MELHORA DO LINFEDEMA

linfedema

 

A acupuntura para melhora do linfedema é segura e pode ser um bom tratamento para alívio do inchaço nos braços.

O linfedema é um problema angustiante que afeta muitas mulheres após a cirurgia de câncer de mama. Não há cura e os tratamentos existentes são marginalmente benéficos, raramente reduzindo o edema no braço de forma significativa. O agulhamento, tal como qualquer procedimento invasivo, e até mesmo o levantamento de objetos usando o braço afetado, não tem sido recomendado, mas algumas experiências clínicas têm demonstrado que a acupuntura é segura e pode ser um bom tratamento para linfedema, desde que realizada por profissionais experientes.

Pouca pesquisa foi publicada sobre acupuntura para linfedema. Nos Estados Unidos, isso se deve, em grande parte, à proibição da inserção de agulhas e outras recomendações para proteger o braço afetado, mas estudos realizados no Japão, e mesmo nos EUA, não têm encontrado infecção e nem outros efeitos secundários na aplicação dessa prática.

Investigação no Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering tem mostrado que a acupuntura é segura e eficaz para o tratamento do linfedema, podendo reduzi-lo em 30% ou mais, o que é considerado um resultado importante.

Em estudo realizado na UNICAMP, as pacientes avaliadas relataram melhora significativa dos sintomas, como diminuição do edema e sensação de peso, diminuição da dor no ombro, aumento da amplitude do movimento e melhora da função do membro afetado sem repuxamento no braço. Além de melhorar a sensação de bem-estar, do impacto da cirurgia sobre a vida, a qualidade do sono e melhora das atividades diárias. Embora recomendação atual não aprove perfurações nos membros linfedematosos por causa de preocupações com infecção, esse estudo de uso da acupuntura no linfedema parece apoiar que o agulhamento é um procedimento seguro para esses pacientes.

Os resultados obtidos mostraram que a acupuntura parece ser eficiente em os parâmetros avaliados, demonstrando ser uma alternativa terapêutica a ser utilizada na reabilitação pós-cirúrgica de câncer de mama.

Fale com seu oncologista se o seu caso é candidato para o uso de acupuntura para alívio do linfedema e suas complicações.

Simplifique! Dúvidas? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>