ACUPUNTURA DURANTE A TERAPIA HORMONAL

Climatério

 

As terapias hormonais utilizadas em mulheres que tem câncer de mama hormônio-dependente, frequentemente causam dor muscular e articular que pode levar à interrupção do tratamento eficaz. Vários estudos observaram que a acupuntura durante a terapia hormonal é eficaz no alívio da dor e rigidez nas articulações.

Um estudo examinou se a acupuntura poderia contribuir para melhorar as artralgias (dores articulares) induzidas por terapia hormonal em mulheres com estágio inicial de câncer de mama. Observou-se, então, que as mulheres tratadas para artralgias induzidas por terapia hormonal com acupuntura apresentaram melhora significativa da dor e rigidez nas articulações.

Outros estudos têm mostrado que a acupuntura pode ser eficaz no alívio de ondas de calor causadas pela terapia hormonal em mulheres com câncer de mama e em homens com câncer de próstata. Um estudo feita na Suécia mostrou que os fogachos (ondas de calor) em um período de 24horas diminuíram significativamente no grupo de eletroacupuntura e depois de 12 semanas no grupo de acupuntura tradicional, apresentando 78% e 73% de redução das ondas de calor, respectivamente. O efeito durou até nove meses após o fim do tratamento.

Fale com seu oncologista sobre a possibilidade de associar a acupuntura à terapia hormonal para aliviar os sintomas de artralgia, dores musculares e fogachos causados pela hormonioterapia.

Essa terapia alternativa pode aliviar seus sintomas e proporcionar mais qualidade de vida a você.

Dúvidas? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>